Agricultura e Pecurária
Os primeiros agricultores que vieram para Sinop, em 1972/73 dedicaram-se inicialmente ao plantio de café e arroz ( riquezas agrícolas representadas na bandeira de Sinop). Enfrentaram um elevado número de dificuldades em razão do elevado teor de acidez do solo, terras mais fracas, clima diferente, falta de recursos e outras adversidades. Porém aos poucos foram se adaptando a realidade da região e dedicando-se à outras atividades agrícolas como o cultivo da pimenta do reino, guaraná, milho etc.
A partir de 1975 a agricultura passou a ter um impulso maior principalmente no plantio de arroz, graças à correção do solo com calcário ( programa lançado pelo Ministro da Agricultura em Sinop).
Em 1979 foi lançado o programa do plantio da mandioca, este programa era destinado a fornecer matéria prima (mandioca ) para a Agro-Química Industrial que estava sendo instalada em Sinop pela colonizadora, para fabricar álcool combustível.
Porém vários fatores negativos acabaram frustrando mais uma vez os nossos agricultores.
Em razão das tecnologias voltadas à produção agrícola, nos últimos anos, Sinop hoje apresenta uma produção agrícola desenvolvida principalmente nas áreas de: soja, algodão, arroz, milho.
Quanto à pecuária, teve um relativo desenvolvimento no Município em razão da abertura de várias fazendas de grande porte destinadas à criação de gado, além dos incentivos fiscais concedidos pelo governo Federal através da SUDAM.
Industria e Comércio
A primeira atividade industrial de Sinop foi a industria madeireira, em razão da abundância de madeira existente na região e dos incentivos fiscais dados pelo Governo Federal através principalmente da SUDAM – Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Os principais tipos de madeira existentes na região de Sinop são: cedro, peroba, angelin, itaúba, garapeira, entre outras.
A industria madeireira foi o principal suporte econômico de Sinop por mais de 20 anos. Atualmente a indústria está bastante diversificada destacando-se os frigoríficos, a indústria moveleira, artefatos de cimentos, cerâmicas e confecções.
O comércio de Sinop é bastante diversificado, mais de 50 empresas atacadistas estão instaladas na cidade, além de centenas de comércios varejistas que atraem compradores de toda a região, tornando a cidade o principal pólo comercial e industrial do norte de Mato Grosso
Empresas instaladas e consolidadas em Sinop somam mais de 10 mil
1.401 indústrias
3. 197 no atacado
392 atendendo no varejo
5. 243 prestadoras de serviços
Prestação de Servições
Os dados da prefeitura revelam mais de 670 alvarás de construção no primeiro trimestre de 2008 (residencial e comercial). Esse incremento na construção civil se deu à grande demanda universitária, já que Sinop tornou-se uma “Indústria da Educação”.
São nove faculdades que oferecem mais de 60 cursos de nível superior, com destaque para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A educação superior atende em Sinop mais de 6 mil alunos, a rede particular cerca de 4 mil e a rede pública aproximadamente 30 mil alunos.
Os profissionais nesta área ultrapassam 2,7 mil destacando que a oferta de vagas, tanto para alunos quanto para professores vem crescendo significativamente a cada semestre.
Projetos
Novas empresas: A SIC (Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração) Sinop está trabalhando na criação de projetos para instalação de dois Distritos Industriais (DIC`s) no município, um destinado para empresas poluentes e outro para não poluentes, facilitando, assim, a estruturação das áreas. O foco é a diversificação das atividades. De acordo com o Secretário Nevaldir Graf (Ticha) a intenção é fortalecer a economia local, já que uma crise em determinado setor não viria a causar desemprego em grande escala, e enfraquecimento da economia local.“Em vez de termos uma empresa com 300 empregados, podemos ter 10 empresas com 30, em diversos segmentos” frisou.
Incentivo: O trabalho de incentivo será em grande escala, considerando a função social do Poder Público. Sinop possui uma lei municipal de incentivo as novas empresas, oferecendo: doação de áreas de terras, incentivo financeiro, elaboração de projeto de engenharia e construção, fornecimento ou custeio de materiais de construção para edificação de prédios industriais e comerciais, redução ou isenção de impostos, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e isenção de impostos sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Incubadora de Empresas: Outro passo de grande importância da Prefeitura de Sinop é a criação de uma incubadora de empresas dentro dos DIC`s. A incubadora tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, viabilizando apoio nas primeiras etapas de sua vida, sendo uma forma interessante de se tentar diminuir o índice de falência desses novos empreendimentos.
“No Brasil mais da metade das micro, pequenas e médias empresas fecham as portas até o terceiro ano de vida. Uma incubadora de empresas busca oferecer às pequenas empresas apoio estratégico durante os primeiros anos de existência” Destacou o secretário. De acordo com Ticha o foco principal da SIC é criar ferramentas para estruturar a economia local através de novos empreendimentos e garantir trabalho para comunidade. Fonte: Prefeitura de Sinop
Siga o blog no Twitter: Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário